Apresentação
O Curso de Graduação em Animação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi criado no ano de 2015, e sua primeira turma ingressou no primeiro semestre de 2016. Porém, sua história tem início no ano de 2009, ano em que o curso de Design da UFSC passou a oferecer uma habilitação em Animação.
A criação de um curso independente e com identidade própria, partiu da iniciativa de um grupo de professores que notara que como habilitação do curso de Design o ensino de Animação estava carente de expressividade. Atualmente o Curso de Graduação em Animação é o 17º curso de maior procura na UFSC.
Objetivos
O curso tem por objetivo fornecer meios para a formação de profissionais capazes para atuar em ambientes dinâmicos plurais, atendendo necessidades socioculturais e de mercado com criatividade, através da capacitação na utilização de métodos e ferramentas de produto audiovisual baseado em animação.
Perfil profissional do egresso
A abordagem do curso de Bacharelado em Animação na UFSC para a formação de seu aluno é dividida por duas linhas norteadoras, visando a atuação do egresso: a primeira é voltada à formação humana e a segunda linha é voltada à formação profissional. A formação em Animação, no nível de graduação universitária com duração média de três anos e meio, capacita profissionais para projetar, desenvolver e implementar produtos audiovisuais utilizando diferentes técnicas de animação. O curso de Animação atende uma área em franco crescimento, impulsionada pelo rápido e consistente desenvolvimento da tecnologia, especificamente de mídias visuais, podendo ser aplicado a diversas situações (2D e 3D) e suportes.
O profissional de Animação se diferencia atualmente no mercado por dominar, no âmbito conceitual e técnico, a produção voltada aos meios tradicionais, assim como as novas tecnologias informatizadas e digitais, atualmente imprescindíveis. Além de atuar como profissionais autônomos, em escritórios próprios ou em situações mais abrangentes e complexas que exigem maior aprofundamento técnico em áreas afins (informática, engenharia, comunicação, etc.), o animador atua também como membro de equipes interdisciplinares de projeto, contribuindo com visão abrangente e ação articuladora e atuando diretamente na geração de conceitos de solução e no projeto/desenvolvimento dos elementos formais e de comunicação envolvidos.