Identidade Visual

Este manual busca definir padrões visuais para os materiais de comunicação relacionados ao curso de Graduação em Animação da UFSC. Clique aqui para fazer download de materiais gráficos e templates.

Mascote

O mascote do curso foi escolhido em uma competição realizada em meio digital e aberta a alunos do curso e membros da sociedade em geral. A comissão julgadora contou com a participação de professores e alunos do curso. Foi escolhido como vencedor o personagem desenvolvido pela aluna da primeira turma do curso, Luisa Costa.

Logotipo

O logotipo que designa todos os materiais referentes ao Curso de Graduação em Animação da UFSC é uma composição feita a partir da tipografia Dosis.

Assinaturas

A assinatura do curso pode tomar diferentes formas dependendo do contexto ao qual se aplica. A tipografia original foi pensada para conter de forma concisa duas informações, o nome do curso Animação e o nome da instituição sede UFSC. No entanto, é possível que a assinatura venha acompanhada do brasão da instituição sede, neste caso não faria sentido repetir tal informação. Além disso há versões de assinatura com e sem o mascote do curso, e versões propícias a miniaturização. Listamos aqui uma série de assinaturas sugeridas e disponibilizadas na área de downloads:

Assinatura padrão:

Assinatura padrão com mascote:

Assinatura com mascote, quando acompanhada do Brasão UFSC:

Mini assinatura:

Mini assinatura com mascote:

Cores

As cores que compõe a identidade do Curso de Animação são as mesmas que compõe a identidade da instituição sede. A cor principal é o Azul [C=100, M=69], se houver necessidade do uso de uma segunda cor para realizar destaques recomenda-se o uso do Amarelo [M=7, Y=100]. Além disso há a possibilidade uso de um segundo tipo de azul mais escuro [C=100, M=69, K=40] para uso em composições negativas que exijam maior legibilidade e conforto visual.

Elementos tipográficos

Além das assinaturas e dos elementos cromáticos outros elementos, tipográficos, colaboram com a padronização das comunicações visuais. A tipografia Dosis, usada no logotipo do curso, é utilizada também nestes casos em composição com outros tipos mais comuns como Arial e Helvética. Veja estes exemplos.

Tipografia em papelaria:

Tipografia em apresentações:

Downloads

Os materiais aqui disponíveis buscam viabilizar a correta aplicação dos padrões visuais, nos termos anteriormente dispostos.

Logotipos, mascote e assinaturas

Template de apresentações em formato Power Point (Ver tutorial)

Fonte Dosis